Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

07/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: Aldeias indígenas de Aracruz recebem 150 mil mudas de plantas nativas

Nesta terça-feira (05/06), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Jones Cavaglieri e seu secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo, estiveram na aldeia Pau-brasil para receber do Governo do Estado do Espírito Santo, em convênio com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), 150 mil mudas de plantas nativas e frutíferas de várias espécies, em especial o Pau-brasil, visando o reflorestamento e sustentabilidade em todas áreas indígenas do município.

Na ocasião, também foram entregues projetos técnicos, insumos e um Atlas da Mata Atlântica. A ação faz parte do “Programa Reflorestar” da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que objetiva promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos.

A meta é a recuperação de 80 mil hectares até 2018 por meio de ações de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentáveis, conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018.

O Atlas da Mata Atlântica

 

Esse Atlas apresenta parte dos produtos gerados no Programa Reflorestar, com destaque para o Mapeamento da Cobertura Vegetal Nativa e do Uso das Terras do Estado, estabelecendo, uma linha de base para a realização do monitoramento dos remanescentes florestais.

Nele contém informações relevantes e primárias acerca da cobertura florestal, com mensurações específicas de cada município capixaba reunindo dados oficiais da cobertura vegetal nativa e uso da terra de todo o espaço geográfico do Estado com grau elevado de precisão, seja na atividade antrópica ou de cobertura natural. Sua elaboração foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com apoio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Sua publicação irá contribuir com a agenda de restauração florestal do Estado, por meio de uma definição de linha de base e com o mapeamento da cobertura florestal, que serão importantes para acompanhar a evolução de floresta nativa do Espírito Santo.

O secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo, comemorou esta ação para o município de Aracruz. “Nossa cidade só tem a ganhar. Com a implantação do Projeto Reflorestar, teremos um grande salto na sustentabilidade socioambiental com o reflorestamento das áreas indígenas, o que permite o consócio de espécies nativas e frutíferas, garantindo aos indígenas o uso sustentável da floresta e a sua geração de renda pela extração de produtos”, comenta.

Ainda de acordo com Wagner, esse reflorestamento também garantirá a recuperação do bioma da mata atlântica, incluindo a proteção da fauna, flora e a produção de água com a proteção das nascentes. Propiciará também o ecoturismo gerando emprego e renda para toda população, em especial os indígenas, no comércio e na manufatura de seus produtos artesanais.

 

 

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Renato Lana
Tel
E-mailrfaria@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web