Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

10/10/2018

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE - Piranema é inaugurada

A prefeitura de Aracruz e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inauguraram na noite desta terça-feira (09/10), a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE – Piranema, localizada no bairro Morobazinho. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, além do Diretor-Geral do SAAE, Elias Marochio.


O Diretor-Geral do SAAE foi o primeiro a se pronunciar. Ele agradeceu a presença de todos e falou sobre o empreendimento que beneficiará milhares de famílias aracrucenses. “Boa a noite a todos. Na verdade, essa importante obra é parte integrante de um projeto muito maior, que é universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em toda cidade. Com esse empreendimento ofereceremos mais qualidade de vida aos moradores e, consequentemente, mais desenvolvimento, sendo que as casas e lotes da região também se valorizam”, comenta.

Ainda de acordo com Elias, o SAAE, atendendo uma solicitação do Governo Municipal, está desenvolvendo projetos em todas as localidades. “Estamos em fase de conclusão de projetos em Jacupemba, Guaraná, Barra do Riacho, Vila do Riacho, além de outras 11 comunidades do interior, envolvendo água e esgoto. Também já estamos concluindo a complementação do esgotamento sanitário aqui na sede. Temos um desafio de incorporar outros 55% de cobertura. Para isso estamos desenvolvendo um projeto de engenharia, sendo que em aproximadamente em seis anos, ele já estará elaborado junto ao executivo”, ressalta.

Esgotamento na Orla
Estudos estão sendo concluídos para atender toda orla, onde o Governo Municipal e Saae estão viabilizando os recursos financeiros junto ao Governo do Estado e à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). “Sendo assim, com essas ações, nós entendemos que é muito factível, dentro de um intervalo de aproximadamente seis anos, termos todo esse programa concluído”, enfatiza.

Os presidentes das Associações dos bairros Nova conquista, José Adeilson, e do Morobazinho, Alciélio, localidades contempladas pela ETE, agradeceram pela entrega da obra. “Venho aqui agradecer o empenho da prefeitura e do Saae pelo excelente trabalho que foi desenvolvido. Já percebemos o início da despoluição do nosso rio e melhorias na nossa comunidade. Por isso, desejamos que esse projeto atinja 100% da nossa cidade”, comemora Adeilson.

Representando o bairro onde está instalada a ETE, Alciélio também falou. “A gente fica muito feliz com a entrega dessa obra, principalmente nós que a acompanhamos desde o início. Conversamos com os moradores junto ao poder público para conscientizá-los e ajudar a não poluir o rio. Que essa ETE seja a pioneira. Nós só temos a ganhar. Muito obrigado”.

O vereador Carlito Candinho, que já morou na localidade, lembrou dos tempos em que podia nadar no rio e até beber da água. “Eu conheço o rio Piranema. Minha família morou no final do bairro. Lembro que a gente tomava banho e bebia dessa água, pois era um local limpo. Infelizmente com o tempo ele ficou poluído e me deu tristeza de ver. Por isso quero expressar minha alegria e parabenizar a prefeitura e Saae pelo trabalho que está ajudando a recuperá-lo”, diz.

Após o descerramento da placa de inauguração, o prefeito Jones Cavaglieri fez seu pronunciamento. “Queria lembrar de um ponto importante relacionado ao saneamento básico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das doenças adquiridas pelas pessoas vêm pela falta de tratamento do esgoto, o que é um dado muito triste. Ou seja, o saneamento é essencial para a saúde pública, sendo que a cada um real investido, economizando outros quatro reais em saúde”, comenta.

Jones também lembrou que para inaugurar a estação e deixá-la em pleno funcionamento, os técnicos do Saae fizeram um estudo de observação para verificar se ela poderia ser entregue à comunidade. Se exite peixe na água do rio, podemos falar que ela já tem oxigênio. Queremos afirmar com isso que a estação já está funcionando, dando o resultado que pretendíamos. Por isso que nós aguardamos um período de testes para poder vir aqui hoje entregar a obra aos moradores, diz.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto 
Com 53 quilômetros a ETE realizará a coleta e tratamento do esgoto em 6766 casas de 12 bairros da sede administrativa, garantindo a qualidade da saúde pública e do meio ambiente a mais de 27.000 pessoas. Com essa obra Aracruz alcança um novo índice de saneamento básico, com 45% das residências com cobertura de coleta e tratamento do esgoto, sendo 38% em todo o município.

Os benefícios já foram notados. Valas a céu aberto foram eliminadas, além da despoluição do córrego, cujo nome foi dado à estação, que fez com que novos peixes aparecessem. Os bairros atendidos são: Morobá, Morobazinnho, São Marcos, Jovino Moro, Baixada Polivalente, Jardins, Parte do Centro, Vila Nova, São José, Guaxindiba, Planalto, Vila Santi e Cupido.

 


                     
TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web