Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

22/03/2019

Evento da Prefeitura em parceria com SAAE comemora o Dia Mundial da Água

A prefeitura de Aracruz, em parceira com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Suzano, promoveu nesta quarta-feira (20/02), uma solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Diretor do SAAE, Elias Marochio, do secretário de meio ambiente, Edgar Martins, do Coordenador de Meio Ambiente da Suzano, Gustavo Petri, e demais autoridades.

 

O evento começou com uma atração musica do Projeto Lar São José, oficializando o lançamento do projeto “Água é da sua conta 2019”, que tem o objetivo de conscientizar alunos e famílias quanto ao consumo de água, unindo educação ambiental e economia dos recursos hídricos. Em 2018, quando o projeto foi lançado no município, ele alcançou dez escolas e mais de 600 alunos, o que gerou uma economia de 5.126.000 litros de água. Já esse ano o projeto vem para abranger todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, envolvendo aproximadamente 15.000 alunos.

 

O diretor do SAAE, Elias Marochio, abriu os discursos destacando a importância do dia mundial da água e desse recurso tão importante para todos. “Quero parabenizar todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto e destacar que o governo municipal, sempre foi atento à necessidade de mantermos as condições necessárias para que não falte água no município, garantindo a segurança hídrica para as gerações futuras”, disse.

 

Logo após foi a vez do coordenador de meio ambiente da Suzano, Gustavo Petri, responsável por representar a empresa, falar sobre a importância da água e destacar a realização do projeto feito junto às escolas do município e os resultados que foram obtidos no ano de 2018.

 

“Para nós, como empresa, é uma alegria muito grande fazer parte da execução do projeto “Água é da sua conta”, agradeço a prefeitura e as secretarias por nos proporcionar essa parceria e nos deixar fazer parte desse momento para o município. Em 2018 tivemos ótimos resultados, e em 2019, com mais escolas participantes, esperamos que isso só aumente”, diz.

 

Depois, o secretário de meio ambiente, Edgar Martins, falou sobre a importância de se debater um tema tão importante e de celebrar esse recurso natural vital e essencial à vida. “Para nós da administração pública é incrível poder estar aqui passando um pouco do que é feito, quais são as ações que temos tomado no sentido de preservar esse recurso. Também queremos motivar as pessoas a mudar esse paradigma de desperdício desse recurso tão importante para a natureza”, enfatiza.

 

Dando fim aos discursos antes da palestra, o prefeito Jones Cavaglieri destacou o apoio de todos os parceiros envolvidos no projeto “Água é da sua conta” e também um cartaz que estava pregado com a frase “Economize esse presente para garantir o nosso futuro”. “Acho que a frase foi muito bem colocada, nós recebemos esse recurso de graça, e temos que fazer o possível para que ele perdure para garantir as futuras gerações”, disse o prefeito.

 

Palestra
Logo após a fala do prefeito, foi a vez da palestra do Engenheiro Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e servidor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, que teve como tema “Gestão dos Recursos Hídricos no Espírito Santo: Avanços, Desafios e Expectativas”.

 

“A sociedade pode participar da gestão dos recursos hídricos, devemos aprender a participar dos momentos de decisão sobre esse assunto, essa é a verdade. No Brasil nós temos uma política de recursos hídricos que vem tentando, desde 1997, estabelecer métodos, técnicas e arranjos para que a água, da qual nós dependemos, seja utilizada da melhor forma possível”, explicou o engenheiro.

 

O Dia Mundial da Água 
Considerado o recurso essencial à manutenção da vida no planeta terra, a água é celebrada pela ONU no dia 22 de março de cada ano, desde 1993, como uma campanha para preservar este recurso. Este dia é apresentado como um quadro de discussão entre os países membros sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro. Um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas como a portabilidade e fornecimento contínuo da água, por exemplo.

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO: Daniel Marçal
E-MAILcomunicacao@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web