Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

13/04/2020

Prefeitura de Aracruz viabiliza sistema de esgotamento sanitário da orla de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz conseguiu que o Governo do Estado, através da Cesan, assumisse a implantação de um sistema de esgotamento sanitário em toda a região da orla de Aracruz. As obras compreenderão redes coletoras, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Na tarde da última quarta-feira (08/04), o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Elias Antônio Coelho Marochio, fez a entrega dos projetos ao prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

 

O Governo Municipal tem no seu planejamento estratégico uma ação que é relativa à universalização da coleta e tratamento de esgoto do município. A condução dessa ação coube ao SAAE, que desenvolveu projetos básicos executivos relativos à Vila do Riacho e à Barra do Riacho.

 

O prefeito explica que é o início do processo de toda estruturação da orla. “Com esse ato, com a consolidação das etapas, com o contrato assinado e, agora, com o recebimento de todos os projetos dessa universalização de água e esgoto do litoral, nós estamos permitindo o desenvolvimento do nosso litoral, onde já temos grandes empresas; e teremos capacidade de receber outras do mesmo porte ou até maiores; além do turismo, com a garantia de poder oferecer água em quantidade e de qualidade, e esgoto canalizado e tratado”, destaca.

 

Cavaglieri ressalta ainda que boa parte das pessoas com menor renda será beneficiada porque a tarifa social que a Cesan pratica não é imposta pelo SAAE.

 

Para Marochio, a conclusão dessas obras será um avanço muito grande na qualidade de vida da população. “A implantação de um sistema de esgotamento sanitário integrado para toda região da orla vai tornar a região diferenciada. Além deste projeto, teremos uma ampliação de toda oferta de água, com a implantação de um grande sistema de água para atendimento à população futura, pois dará para atender a demanda com um crescimento populacional, regional e empresarial estimado em 30 anos”, ressalta o diretor geral do SAAE.

 

O Coordenador da Transição Cesan/SAAE/Aracruz Luiz Cláudio Rodrigues explica que o cronograma do projeto exige muito estudo no início e que eles estão trabalhando de maneira que consigam agilizar o que for possível. “As obras devem começar em agosto de forma que o SAAE não tenha custo nenhum de operação e que tenhamos um volume de obra o mais rápido que conseguirmos”, completa.

 

Segundo Marochio, as obras estão orçadas em aproximadamente R$ 18 milhões, para que o Governo do Estado, através da Cesan, possa licitar essas importantes obras. “O Projeto tem a intenção de ser ampliado para toda orla, o que somaria R$ 200 milhões. Acredito que a Cesan licite essas obras em aproximadamente cinco meses, de acordo com o cronograma previsto”, completa.


 

 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.