Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

07/08/2018

SAAE Aracruz promove o “1º Encontro com Lideranças Comunitárias”

 

 

 

 

 

 

Para o Diretor Geral do SAAE, Elias Antônio Coelho Marochio, quanto mais cedo a autarquia conhecer as demandas a serem executadas, mais rápido será seu conserto. "Temos que ter canais de comunicação para ficar mais próximo do morador"

 

Intitulado “Liderança Comunitária, Como é Bom Estarmos Juntos”, aconteceu na manhã dessa terça-feira (07/08), no auditório do SAAE, o 1º encontro da autarquia com representantes das comunidades do município. O objetivo foi iniciar uma aproximação maior com os moradores para estreitar e fortalecer os canais de comunicação, além de apresentar os projetos e obras que serão implementados na cidade nos próximos anos.

A apresentação ficou por conta do Diretor Geral do SAAE, Elias Marochio. Por meio de um telão ele mostrou os 17 principais projetos que serão desenvolvidos. “O SAAE está se estruturando com a aquisição de novos equipamentos e pessoal. Nosso intuito é mostrar a vocês tudo o que estamos planejando, pois, a partir do momento que a população passa a conhecer as obras, ela acompanha o desenvolvimento de nossa cidade”, comenta.

De início foi mostrado a estrutura organizacional (organograma) da autarquia, com a distribuição e divisão de todos seus cargos. Na sequência foi feito um demonstrativo de demandas de investimento de curto prazo, com previsões de serem entreguem em três anos, como a reabilitação civil das unidades operacionais dos sistemas de abastecimento de água e esgoto e sua reabilitação eletromecânica, para atender todo o município. “Já estamos trabalhando para atingir esse objetivo. Ficamos um tempo grande sem fazer obras de manutenção. Precisamos fazer essa recuperação, o que vai nos dar uma condição de produzir um volume de água maior, além de reduzir e muito nossas paralisações não programadas, como queda de motores e bombas”, explica.

No distrito de Santa Cruz será construído uma adutora (DN 200mm) com uma extensão de 6640 metros para o abastecimento local. Em Jacupemba haverá uma complementação do sistema sanitário para despoluir o rio São José que está muito degradado pelo lançamento de esgoto doméstico. Uma elevatória será construída para acumular sua água.

No distrito de Guaraná será implantado uma barragem para acumular água bruta do rio Córrego e também uma elevatória. Já para atender o crescimento urbano e rural será implantado 6.000 metros de rede, acompanhado o crescimento vegetativo dos respectivos sistemas de esgotamento. Além de Jacupemba e Guaraná, localidades como Vila do Riacho, Barra do Riacho, bairros da orla e outras 11 comunidades de pequeno porte, ganharam um projeto executivo que está sendo elaborado para atender os principais sistemas de esgotamento sanitário.

Desapropriações
Elias explicou que haverá desapropriações, que serão devidamente compensadas pelo SAAE, em áreas necessárias à implantação da barragem da sede administrativa, acumulando água bruta do rio Piraquê-Açú e garantir o fornecimento. O SAAE também já adquiriu um caminhão para fazer a manutenção do sistema da rede coletora, o que reduzirá o tempo de atendimento das demandas.

Canais de comunicação
De acordo com Elias, muitas vezes os problemas que surgem como cano estourado, vazamento de esgotos, ou alguma pavimentação, são avisados à equipe técnica do SAAE com um certo atraso, o que compromete a resolução do mesmo. “Queremos nos aprimorar, ver quais são nossas deficiências, para que possamos atender melhor. Por isso temos que ter canais de comunicação par ficar mais próximo do morador. Há muitos casos de moradores que não nos relatam certos problemas, ou demoram demais. Falta uma maior integração. Quanto mais cedo conhecermos as demandas que termos que executar, mais rápido será seu conserto”, explica.

Todos os canais da autarquia foram apresentados. Hoje o SAAE conta com os seguintes telefones. O 0800-283-9590 (gratuito) ou ramal 115, além da divisão de relacionamento no 98114-4784, escritório em Coqueiral no 3256-9435 e o what´s app 27 9946-7626. Há também o site oficial www.saaeara.com.br e sua página no facebook: www.facebook.com.br/saaeara.

No final foi aberto uma roda de conversa onde as lideranças comunitárias expuseram suas dúvidas e relataram problemas. Todos ainda receberam uma pesquisa de satisfação dos serviços de saneamento básico com vários quesitos a serem avaliados.

 

TEXTO: Renato Lana
e-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web