Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

29/08/2017

SEMAM e comunidade dialogam sobre Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Piraquê

 

Na tarde da última quarta-feira (23), representantes da comunidade de Santa Cruz foram recebidos pela Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), para apresentação dos primeiros passos da criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.

 

Na ocasião, a equipe técnica esclareceu passos importantes para a formação do conselho, além de terem colhido sugestões e tirado dúvidas. Para a SEMAM, o conselho é uma forma de envolver a sociedade na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e na conservação da biodiversidade.

 

“O conselho vai apoiar a SEMAM na gestão e como a comunidade utiliza esse território, ela também precisa estar envolvida na administração da reserva de uso sustentável”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.

 

Maior manguezal do Estado
Fundada em 1993, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim representa a maior área de manguezais do Espírito Santo. Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê, além da dimensão, se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade.

 

Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, utilizada por povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.

 

Além disso, a reserva possui o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Luã Quintão
Tel. (27) 3270 7070
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web