Saae Aracruz/ES

Acesso à Informação

01-Melhorias-Sistemas de abastecimento

Melhorias nos sistemas de abastecimento água de Aracruz

 

Visando aumentar cada vez mais a qualidade de vida da população, a equipe do SAAE não para. Mais de 9.000 metros de rede de esgoto foram construídos em toda Aracruz nos últimos dois anos, atendendo aproximadamente 6.000 habitantes.

 

Portelinha

 

 

Dentre as obras, 3.498 metros de redes foram construídos no bairro Portelinha, sede do município, atendendo uma população de mais de 1500 pessoas.

 

Portelinha 02

 

Além da expansão das redes, o SAAE também fez investimentos como o do reservatório da Lajinha, com a implantação de dois reservatórios, apoiado de vinte mil litros e elevado com capacidade de dois mil litros e instalação de elevatória de água tratada e 1.000 m de redes, atendendo a uma população de aproximadamente 80 habitantes. 

 

Reservatório de Lajinha

 

Também foi implantado o sistema de abastecimento de água de Rio Preto, compreendendo 8.200 m de redes, 291 ligações domiciliares, quatro reservatórios apoiados somando 100.000 litros, reservatório elevado de 60.000 litros e casa de química. 

 

Rio Preto

 

Para adequação da produção de água tratada com a demanda de consumo futura, foram implantados poços artesianos nos distritos de Jacupemba, Guaraná e Rio Preto. 

 

Jacupemba, Guaraná e Rio Preto

 

Guaraná

 

Objetivando maior qualificação dos serviços prestados, foi implantado o programa de reabilitação eletromecânica nas unidades operacionais dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município, que objetiva reestabelecer as ideais condições operacionais dos sistemas de abastecimento de água e os de esgotamento sanitário do município de Aracruz, a fim de evitar a descontinuidade no fornecimento de água tratada à população, bem como transbordamentos de esgoto em vias públicas e rios.

 

A supracitada ação já foi iniciada e será intensificada através de contratação de empresa terceirizada.

 

Reabilitação eletromecânica em Santa Cruz

 

Também com o mesmo objetivo foi implantado o programa de reabilitação civil das unidades operacionais, objetivando recuperação de estruturas, pinturas, impermeabilizações, tricas, pisos portas tec.

 

Estação de Tratamento de Água da Barra do Sahy atualmente

 

 

E não para por aí! O SAAE continua fazendo investimentos para melhorar a qualidade de vida também da população rural do município, através do programa de implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário das comunidades de Rio Preto, Assentamento, Córrego d’Água, Sertão do Congo, Cachoeirinha do Riacho, Biriricas, Baiacu, Boa Vista, Lajinha, Grapuama e Ribeirão do Sapê. 

 

 Área rural

Outro programa de grande importância refere-se à implantação de barragens de acumulação de água bruta o qual assegurará segurança hídrica que garantirá o fornecimento de água às populações atuais e futuras, bem como viabilizará também crescimento econômico do município, uma vez que o insumo água é pré-requisito para atração e manutenção de novos parques industriais, empresas, setor de turismo, comércio, etc.

 

Na sede, haverá a implantação da barragem de acumulação de água bruta com capacidade de armazenamento de um milhão e trinta e cinco metros cúbicos.

 

Esse empreendimento foi fruto de uma parceria envolvendo a Associação de Empresários de Aracruz, AMEAR e Governos Municipal e Estadual, sendo que caberá a cada um deles a elaboração do projeto executivo, desapropriações de áreas e execução das obras respectivamente.

 

 

A desapropriação das áreas ficou sob responsabilidade do SAAE, cujo custo correspondeu a R$ R$ 3.300.000,00.

 

Sede

 

Elevatória Guaraná

 

Em Guaraná, haverá a implantação da barragem de acumulação de água bruta e elevatória de água bruta no rio Córrego de cima para garantia do fornecimento de água à população do distrito, bem como possibilitar o desenvolvimento econômico do local.

Guaraná

 

Em Jacupemba, haverá a implantação da barragem de acumulação de água bruta no rio São José para garantia do fornecimento de água à população do distrito, bem como possibilitar o desenvolvimento econômico do local.

 

Jacupemba

 

Outro importante empreendimento refere-se à ampliação do sistema de abastecimento de água de Santa Cruz, a qual compreenderá construção de um reservatório apoiado de um milhão de litros, adutora de água tratada de extensão de 6.640 m, diâmetro de 200 mm e estação elevatória de água tratada de 30 cv.

 

Santa Cruz



© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.