Saae Aracruz/ES

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Perguntas Frequentes

Como colocar a conta em débito automático?

O cliente teve ir ao banco conveniado com a conta de água e esgoto, solicitar, junto ao seu gerente a autorização de pagamento da conta em débito automático.

Como denunciar suspeita de irregularidades na ligação de água?

Para formalizar a denúncia não há necessidade de identificação. Para isso, procure os seguintes canais de atendimento:

Atendimento telefônico 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Como devo proceder em caso de ter efetuado o pagamento da conta mensal em duplicidade?

O SAAE realiza a devolução de valores pagos em duplicidade, automaticamente, não sendo necessária sua solicitação. O crédito é efetuado em conta futura de serviços de água e/ou esgotos.

Porém, se o usuário optar por devolução em cheque ou, crédito em conta corrente é necessário fazer solicitação por escrito e encaminhar ao setor de protocolo do SAAE.

Como é calculado o valor da conta?

1- A sua conta pode conter valores referentes à:

  •  Água
  •  Esgotos
  •  Multa
  •  Juros de Mora
  •  Serviços

2- As tarifas de serviços de água e esgotos serão calculadas, obedecendo-se os seguintes critérios:

  • Categorias de uso
  • Faixas de consumo
  • Número de Economias (unidades consumidoras)

3- O consumo da conta mensal é distribuído de acordo com as faixas de consumo da Tabela Tarifária.

Observação: O serviço de esgotos é cobrado aplicando-se o percentual de 50%. 

Como é feito o cadastro no site para acessar a 2ª via da minha conta?

Para retirar a 2ª via de sua conta via internet, basta ter em mãos uma conta de água recente, o cliente deverá acessar o nosso site www.saaeara.com.br, acessando o link “Minha Conta Online”, em seguida preencher os dados solicitados e aguardar a senha, em posse dessa senha que será enviada automaticamente para o e-mail cadastrado, o cliente Irá acessar novamente o link ”Minha Conta Online”, acessar o link “2ª via da fatura” no lado direito da tela, selecione o campo 2ª via no alto da tela. Acesse o link “Para Imprimir 2ª via da Fatura Selecione o Mês e Ano” e selecionar o mês em questão.

Como faço para obter informações para solicitação da primeira ligação de água e/ou esgoto?

Através do atendimento telefônico 0800-283-9590 ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Como faço para saber o resultado das análises da água tratada pelo SAAE?

O SAAE informa o resultado das análises das amostras de água coletadas das seguintes formas:

  •  Contas mensais de água e/ou esgotos,
  •  Relatórios anuais que são encaminhados para todos os imóveis conectados à rede, de acordo com a região.

Como medir 1m³ de água?

Um metro cúbico equivale a 1.000(mil) litros de água.

Como obter a segunda via da minha conta?

 A segunda via pode ser solicitada através dos seguintes canais:

Site: www.saaeara.com.br, link Agência Virtual: com opção de impressão imediata.

Atendimento presencial: impressão no atendimento presencial (a emissão será cobrada).

Posto de Arrecadação localizado no centro da cidade: impressão no posto onde é feito o pagamento de conta de água (a emissão será cobrada).

Como saber qual é o Código do Cliente da minha ligação?

Você encontra este número em sua conta de água e/ou esgotos. Geralmente ele está localizado logo abaixo dos dados cadastrais do Cliente. 

Como saber se eu tenho contas em atraso?

Entrando em contato com o SAAE, através do telefone 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Como solicitar a mudança da data de vencimento da minha conta?

Entre em contato com o SAAE, através do telefone 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Meu esgoto entupiu. O que devo fazer?

Entre em contato através do atendimento telefônico 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Minha conta venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sim. Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independente da data de vencimento. Mas fique atento para que este atraso não implique na interrupção do abastecimento de água e na gerando multa e juros de mora.

Minhas contas estão pagas, mas cortaram minha água. O que devo fazer?

Apresentar comprovante do pagamento em um dos escritórios do SAAE ou enviar por e-mail para sap@saaeara.com.br ou também via fax 3256-9420.

O que é a média de consumo de um imóvel?

É a média dos últimos 12 meses de consumo, utilizada para efeito de faturamento, quando da impossibilidade de obtenção de leitura do hidrômetro.

O que é Código do Cliente?

Número único que identifica cada ligação.

O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

a) Vazamento de água visível ou não visível;

b) Uso de água para construção ou reforma;

c) Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

d) Ceder água para terceiros,

e) Cobrança de execução de serviços de meses anteriores

f) Troca de água de piscina

Se não ocorreu nenhuma dessas situações, dirija-se a um de nossos postos de atendimentos para esclarecimentos.

Onde fica o escritório do SAAE?

O SAAE tem dois escritórios:

  • Sede: Rua Jose dos Santos Lopes, s/n, Bairro De Carli, Aracruz-ES, CEP: 29194-017 ao lado do cemitério São João Batista.
  • Coqueiral: Praça Flamboyant, n. 80, Distrito de Coqueiral, Bairro Centro, Aracruz-ES CEP: 29199-030, localizado no prédio do apoio da Prefeitura, próximo ao Centro Comercial.

Onde posso pagar as contas do SAAE?

Através do agente arrecadador em guichê de caixa e através de instituição bancaria, por meio de debito automático em conta bancaria e debito bancaria através de autoatendimento em caixa eletrônico e/ou internet e por meio de correspondentes não bancários ligados as instituições.

Os dados cadastrais da minha conta estão incorretos, como faço para corrigi-los?

Para a correção dos dados cadastrais entre em contato com o SAAE, através do telefone 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Pode-se mudar o hidrômetro de local sem consultar o SAAE?

Não. Este serviço é de responsabilidade do SAAE, portanto somente este, pode fazê-lo. Para solicitar este serviço, procure um dos escritórios do SAAE.

Por que a água da chuva não pode ser direcionada para a rede de esgotos?

 

A rede de esgotos não tem capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas e é expressamente proibida a introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais domiciliares de esgotos sanitários.

Esta ligação pode gerar retorno de esgotos para todos os imóveis conectados a esta rede.

 

Por que às vezes a água sai esbranquiçada da torneira?

A grande quantidade de água e a velocidade fazem com que a água adquira esta coloração. Deixando-a em repouso por alguns instantes, a tendência é que ela volte ao seu aspecto incolor. Caso isso não aconteça, entre em contato com o SAAE por um dos canais de atendimento.

Por que o SAAE instalou rede de esgotos no meu bairro e não posso fazer a ligação? Quando haverá liberação desta rede?

Para a instalação de uma nova rede de esgoto são necessárias algumas etapas:

1ª Execução de rede local (nas ruas do bairro)

2ª Interligação da nova rede ao sistema coletor

Enquanto esta nova rede não estiver interligada ao sistema coletor de esgoto, as ligações dos imóveis não poderão ser efetivadas, evitando assim, causar problemas de vazamentos nas vias públicas da região.

A liberação da ligação do seu imóvel à nova rede será comunicada pelo SAAE.

Por que o SAAE não executa limpeza de bueiros?

O SAAE só efetua a limpeza dos poços de visita (coletores) que pertencem ao sistema público de esgotos, pois os bueiros são de responsabilidade da prefeitura de cada município.

Por que o SAAE troca os hidrômetros?

O SAAE troca os hidrômetros em duas situações:

Preventiva: Ocorre a substituição devido ao seu desgaste.

Corretiva: Ocorre quando o hidrômetro apresenta defeito de funcionamento.

Nas duas situações a troca é gratuita e visa garantir a qualidade e eficiência da leitura.

Por que quando pago a minha conta atrasada o SAAE não recebe a informação de imediato?

Os postos de arrecadação têm até 24 horas para comunicar os pagamentos recebidos ao SAAE.

Posso fazer alteração/inclusão do meu nome/razão social na conta?

Para alterar ou incluir o nome/razão social da conta, compareça a um dos nossos escritórios, tendo em mãos uma conta de água e cópia de seus documentos (RG e CPF ou CNPJ) e cópia do documento do imóvel. (Para efetivação da alteração não poderá haver débitos do imóvel com o SAAE).

Posso mudar o endereço da minha conta?

Sim. Entre em contato com o SAAE, através do telefone 0800-283-9590, pelo site www.saaeara.com.br ou comparecer a um dos nossos escritórios.

Quais as tarifas praticadas pelo SAAE?

Acessando o site do SAAE www.saaeara.com.br, através do link canal do cliente, o usuário encontra a relação das tarifas cobradas pelo SAAE. 

Quais os bancos que possuem convênios com o SAAE?

Caixa Econômica Federal, Banestes, Banco do Brasil, Sicoob e Bradesco.

Quais serviços oferecidos pelo SAAE são cobrados?

Acessando o site do SAAE www.saaeara.com.br, através do link canal do cliente, o usuário encontra a relação dos serviços executados pelo SAAE. 

Qual o horário de atendimento ao cliente?

 

Através do telefone 0800-283-9590, no período de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 07:00hs as 18:00hs.

Através do escritório localizado na sede, no período de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 08:00hs as 17:00hs.

Através do escritório localizado em Coqueiral, no período de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 08:00hs as 11:00hs e 13:00hs as 16:00hs.

 

Qual o prazo para ligação de água e/ou esgoto?

Depois de cumprida todas as exigências, o SAAE tem até 72 horas para efetuar a ligação.

Qual o prazo para religar a água/esgoto após o pedido de religação?

Cessados os motivos que determinaram a interrupção, será restabelecido o fornecimento de água/esgoto em até 72 horas.

Qual o procedimento para solicitar a troca do registro?

O cliente deve comprar o registro de acordo com o diâmetro da tubulação, levando-o ao escritório mais próximo e solicitando a troca de registro (o serviço será cobrado).

Quando devo utilizar o Código do Cliente?

Sempre que entrar em contato com o SAAE para solicitar informações e/ou serviços.

Quando é necessário realizar a limpeza da caixa de água?

A limpeza deve ser feita quando:

  •  A caixa de água estiver suja;
  •  Há suspeita ou confirmação de poluição da água da caixa;
  •  Algum objeto ou animal cair dentro da caixa;
  •  Periodicamente, com intervalo máximo de 06 meses entre as lavagens de limpeza, como medida preventiva.

Tenho um poço, de quem é a responsabilidade em caso de contaminação?

A utilização de fontes alternativas como poços e minas são de responsabilidades dos próprios usuários. 




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