Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Notícias

05/05/2022

Reforma e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná

Desde janeiro deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná começou a entrar em operação, após as obras de reforma e modernização, os resultados se mostram bem positivos. As águas que são devolvidas ao meio ambiente estão limpas e claras.


“Após a execução das obras, é visível a melhora do efluente tratado, a água que está voltando para o meio ambiente. Ela está clara, transparente, uma melhoria visível em relação ao período antes da reforma. Posso afirmar que os equipamentos técnicos da ETE estão funcionando acima dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais e de saúde”, disse o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler.

A reforma da ETE de Guaraná a deixou mais moderna, com uma cobertura que já abrange 94% da localidade. A estação opera plenamente e removeu 98% da carga orgânica no mês de março (Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO), índice este bastante superior ao exigido pela legislação ambiental.

O local passou por readequações estruturais, melhorias em todo o sistema hidráulico, mecânico e renovação de todo sistema elétrico de potência com novos painéis de comando e equipamentos. Quando foi visitar o andamento das obras, em dezembro do ano passado, o prefeito Dr. Coutinho afirmou que investir nas obras de reforma e modernização da ETE é contribuir com a melhoria da saúde pública, preservação do meio ambiente e integração social.

“Ampliar a capacidade de captação da rede de esgoto do município é um fator primordial para a saúde da população, e de extrema importância para a saúde pública. Com isso, a comunidade tem um ganho significativo na questão ambiental, que contribui para o equilíbrio de todo o sistema”, comentou.

 

 

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.